quinta-feira, 25 de março de 2010

Curiosidades da Copa do Mundo de futebol

A Copa do Mundo é considerado o segundo maior evento esportivo do planeta.
De quatro em quatro anos o mundo para durante todo o mês de competição.Países inteiros assistindo suas seleções e sonhando com o glorioso título da Copa e reúne muitas fatos curiosos.
A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA (Federation International Football Association )

COPA DE 1930: No Uruguai - Bola da vez
A rivalidade entre uruguaios e argentinos não ficou restrita à disputa do título. Momentos antes da decisão, os jogadores dos dois países discutiram sobre qual bola deveria ser usada na final.
A primeira edição da Copa do Mundo oficial foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente.
A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet
.Luigi Bertolini: faixas na cabeça para se proteger das costuras da bola (Copa de 1934)


Seleção do Uruguai de 1930, campeã da Primeira Copa do Mundo de Futebol

COPA DE 1934: Na Itália Esconde-esconde

Filiado à Federação Brasileira de Futebol, de caráter profissional, o Palmeiras escondeu seus jogadores em uma fazenda no interior paulista, evitando possíveis convocações para o Mundial pela CBD, que ainda era amadora
  • Na Itália em 1934, os anfitriões do torneio golearam na estréia os Estados Unidos por 7 a 1. Todos os gols da partida foram de italianos. Aldo Donelli, um imigrante residente em Nova York, fez o de honra dos norte-americanos.
  •  Autor de três gols nesta mesma Copa, o suíço Leopold Kielholz atuava usando óculos.
  • Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
COPA DE 1938: Na França Viva voz
Os brasileiros puderam acompanhar pela primeira vez a transmissão ao vivo, pelo rádio, das partidas da seleção. Em São Paulo, milhares de pessoas aglomeravam-se nas proximidades do Viaduto do Chá para ouvir Gagliano Netto narrar os jogos.
Leonidas da Silva
  • Na final, a Itália de Vittorio Pozzo, o técnico, e do grande Giuseppe Meazza, contra a forte Hungria. Itália 4 x 2 Hungria, e a Azzurra era o primeiro time a ser bicampeão mundial de futebol. Leônidas, o diamante negro, foi o artilheiro do mundial 38. Pozzo, até hoje, é o único técnico campeão mundial em duas oportunidades como treinador.


COPA DE 1950: No Brasil Sem chuteiras
Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo.
Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.
  • A partida entre Brasil e Uruguai, que acabou decidindo o campeão, registrou o Amaior público da história: 173.830 pagantes (199.854 público total).
  • A Índia só não participou da Copa porque a Fifa não permitiu que os jogadores disputassem suas partidas descalços.

  • O Brasil, em 1950, foi o primeiro país que perdeu a decisão de uma Copa do Mundo jogando em casa. Depois, só mais uma seleção viveu essa decepção. Foi a Suécia, em 1958, quando perdeu o título para a própria Seleção Brasileira.
COP DE 1954: Na Suíça Desinformação
A desorganização da seleção brasileira era tanta que os jogadores não sabiam que o empate frente aos    iugoslavos classificava os dois times. Os brasileiros lutaram até o final e, sem conseguir alterar o 1 a 1 no  placar, alguns atletas chegaram a chorar no ônibus antes de saber que estavam nas quartas de final.

  • A copa de 1954, na Suíça sede da FIFA, foi marcante.Foi a primeira copa a ser transmitida na televisão e teve a maior média de gols por partida: 5,4.Também foi a primeira copa realizada na Europa pós segunda guerra, a Suíça havia sido neutra no conflito

  • A conquista da Alemanha Ocidental da Copa do Mundo 1954 foi uma grande surpresa, pois a Hungria era a melhor seleção e grande favorita ao título, estando invicta por 32 jogos. De fato, a Alemanha já havia sido derrotada para a Hungria por 8x3 na primeira fase da competição. A surpresa da vitória Alemã por 3x2 na final da Copa do Mundo 1954 foi tão grande, que o jogo ficou conhecido como o "Milagre de Berna".

COPA DE 1958: Na Suécia - E agora?

Após o primeiro empate sem gols da história das Copas, entre Brasil e Inglaterra, na primeira fase, os jogadores ficaram sem saber o que fazer em campo. Alguns acharam que o árbitro iria levar o jogo para a prorrogação.
         Marca registrada
  • O capitão Bellini foi o primeiro a erguer a taça com as duas mãos, acima da cabeça, para comemorar o título. O gesto atendeu a um pedido dos fotógrafos, que não conseguiam registrar devido à aglomeração de jornalistas, e é repetido até hoje
  • Pela primeira vez na história das Copas uma partida terminou empatada em 0 a 0. O jogo foi entre Brasil e Inglaterra, válido pelo grupo 4 da primeira fase.
  • Tudo azul
  • Como os suecos, adversários da final, usavam a camisa amarela assim como a seleção brasileira, os dirigentes precisaram improvisar. Foi assim que a seleção começou a usar a camisa azul, depois de os diretores comprarem as vestimentas em lojas na Suécia.
COPA DE 1962: No Chile - Na Preocupação

Na manhã da semifinal contra o Chile, a comissão técnica brasileira saiu para comprar salame, mortadela, queijo e pão. Os jogadores almoçaram apenas sanduíches. Como o jogo era contra os donos da casa, a seleção estava com medo de que algo pudesse ser colocado na comida do hotel em que o time estava hospedado.
  • Fazer um gol em Copas do Mundo já é difícil. Agora, marcar com apenas 15 segundos de bola rolando, como fez o checo Vaclav Masek na partida contra o México, é uma proeza que durou 40 anos. O gol de Masek foi o mais rápido da história das copas até o turco Hakan Sukur superá-lo em 4 segundos, na decisão do terceiro lugar da Copa de 2002, contra a Coréia do Sul. Em tempo: o gol-relâmpago do checo não foi suficiente para garantir a vitória da sua equipe contra os mexicanas, que triunfaram por 3 a 1.

COPA DE 1966:Na Inglaterra - Fé em campo

Essa foi a primeira Copa que não teve jogos aos domingos. Por motivos religiosos, os esportes eram proibidos nesse dia nas Ilhas Britânicas. Os britânicos só teriam o domingo liberado para o futebol a partir de 1973.
  • Na Inglaterra, Rattín, jogador da seleção argentina, após ser expulso na partida contra a equipe da casa, deixou o gramado pisando no tapete vermelho da rainha Elizabeth II, presente no estádio.
  • O primeiro mascote de uma Copa do Mundo, uma tradição agora, foi o leão Willie, criado pelos organizadores da Copa da Inglaterra para promover o evento.
COPA DE 1970: No México - Entra e sai


A Copa de 1970 foi a primeira em que passaram a ser permitidas substituições durante as partidas - duas, no máximo. Até então, os 11 jogadores que entravam em campo ficavam até o fim, mesmo que se contundissem e não tivessem condições.
  • Foi nessa Copa que aconteceu a primeira substituição da história. No empate por 0 a 0 entre União Soviética e México, o soviético Anatoliy Pusatch entrou no lugar de Serebrianikov.
  • O brasileiro Jairzinho se tornou o primeiro, e até hoje único, atleta a marcar gol em todos os jogos da competição (sete gols em seis partidas). De quebra, o atacante sagrou-se campeão.
  • Os árbitros ganharam no México um instrumento de advertência até então inédito: os cartões amarelo e vermelho.
Mascote Juanito

COPA DE 1974: Na Alemanha Ocidental - Maluco
César Maluco honrou o apelido ao fazer uma brincadeira com a delegação do Zaire. Quando os jogadores africanos estavam descendo a escada rolante do estádio, o brasileiro apertou o botão que invertia para subida o sentido, quase provocando um acidente no elenco africano.


  • O atacante alemão Gerd Müller marcou quatro gols durante a competição e se tornou o maior artilheiro da história dos Mundiais, com 14 (havia feito 10 em 1970). O jogador superou o francês Just Fontaine, que, em 1958, fez 13 gols.

  • A Taça Jules Rimet, conquistada em definitivo pelo Brasil em 1970, sai de cena. O novo objeto de desejo era a Copa do Mundo Fifa, troféu de 37 centímetros de altura feito em ouro maciço pelo escultor italiano Silvio Gazzaniga.
 O haitiano Ernest Jean Joseph ficou marcado por um feito vergonhoso: ele foi o primeiro atleta a ser flagrado e punido pela Fifa por uso de substâncias proibidas, o hoje já famoso doping.
Mascote Tip e Tap.
 COPA DE 1978: Na Argentina - Vapt-vupt


  • A substituição mais rápida da história das Copas aconteceu em 10 de junho de 1978. O técnico Enzo Bearzot, da seleção italiana, trocou Mauro Bellugi por Antonello Cuccureddu depois de apenas seis minutos de jogo.
  • O Brasil utilizou 17 dos 22 jogadores convocados para a Copa. Apenas quatro atletas disputaram todos os jogos completos: Leão, Oscar, Amaral e Batista.

    Mascote Gauchito
COPA DE 1982:Na Espanha - Manda quem pode...
A Copa do Mundo da Espanha, em 1982, foi marcada pelo futebol ofensivo e criativo da Seleção Brasileira comandada por Telê Santana. Mas quem ficou com o título, e eliminou os brasileiros, foi a Itália.
  • A França goleava o Kuait e fez mais um para ampliar a vantagem. O xeque Fahid Al-Ahmad Sabah, também dirigente da confederação de seu país, invadiu o campo e exigiu que o árbitro soviético Miroslav Stupar anulasse o gol.
  • O Mundial também registrou a maior goleada da história da competição. A Hungria aplicou 10 a 1 sobre El Salvador. Na primeira fase, a zebra ficou por conta da Argélia, que venceu a vice-campeã Alemanha Ocidental por 2 a 1.

Mascote Naranjito
COPA DE 1986: No México - Troca-troca
Foi a partir da Copa de 1970, no México, que foram permitidas substituições, inicialmente dois atletas por equipe. Foi na Copa do Mundo de 1986, também no México, que passaram a ser autorizadas três mudanças por jogo.

Tragédia na vizinhança

  • Onze dos jogadores da seleção soviética eram do Dínamo de Kiev, cidade próxima da usina de Chernobyl, na Ucrânia, que teve um acidente nuclear dois meses antes do desembarque da equipe no México.
  • O Marrocos, dirigido pelo brasileiro José Faria, terminou em primeiro lugar no Grupo F, com uma vitória e dois empates. Tornou-se a primeira seleção africana a passar da primeira fase em Copas do Mundo.
Mascote Pique

COPA DE 1990: Na Itália - Duelo de titãs

Todas as seleções campeãs mundiais (Brasil, Argentina, Uruguai, Alemanha, Itália e Inglaterra) estiveram em uma Copa do Mundo juntas pela primeira vez na história.
  • O goleiro italiano Walter Zenga ficou 517 minutos sem levar gol. Até hoje a marca é recorde na competição entre nações.
  •  Pela primeira vez na história das Copas, todas as seleções campeãs mundiais (Brasil, Argentina, Uruguai, Alemanha, Itália e Inglaterra) estiveram presentes numa edição do Mundial.
Mascote Ciao

COPA DE 1994: No Estados Unidos - Estranho no ninho

O Brasil foi a única seleção de toda a América a alcançar as quartas de final do torneio. Entre os oito times finalistas, sete eram europeus.
  • O zagueiro Escobar marcou gol contra no jogo diante dos EUA e foi assassinado na ColômbiaRecorde ingrato
  • Gianluca Pagliuca foi o primeiro goleiro a receber um cartão vermelho em Mundial
  • No jogo entre Rússia e Camarões, na primeira fase, o atacante camaronês Roger Milla, então com 42 anos, tornou-se o jogador mais velho a participar de uma Copa e também o mais velho a marcar um gol na história da competição
Mascote Striker.

  COPA DE 1998: Na França - Mais Batigol

Com os três gols marcados na goleada de 5 a 0 da Argentina sobre a Jamaica, Gabriel Batistuta tornou-se o primeiro jogador a marcar três gols em uma mesma partida em duas Copas distintas. Em 1994, ele havia feito três gols na vitória argentina sobre a Grécia, por 4 a 0.

  • Síndrome dos pênaltis

  • A Itália foi eliminada nos pênaltis pela terceira vez seguida. Perdeu para a Argentina na semifinal em 1990, para o Brasil na final em 1994, e para a França nas quartas de final em 1998.

  • Gol de ouro

  • O zagueiro francês Laurent Blanc fez o primeiro "gol de ouro" da história das Copas, na sofrida vitória da França sobre o Paraguai nas oitavas de final do torneio. Quem levou o gol foi o polêmico José

  • Luis Chilavert.
Mascote Footix.



COPA DE 2002:Na Coréia / Japão - Roubada
A Itália teve um recorde de cinco gols anulados durante a competição. Um deles, e o mais importante para os italianos, seria o gol de ouro de Tommasi contra a Coreia do Sul, quando a Itália foi eliminada nas oitavas de final.
  • Brasil 100%
  • O Brasil venceu todos os 7 jogos que disputou, quebrando o recorde histórico de vitórias em Copas do Mundo. Essa foi a quarta vez que uma seleção conquistou o título da competição com 100% de aproveitamento
  • Duelo de gigantes
  • A final entre Brasil e Alemanha foi inédita. As duas equipes mais bem sucedidas das Copas nunca haviam se encontrado no torneio - nunca até seus 87º e 85º jogos, respectivamente. Ambas as seleções são recordistas em finais de Mundiais, com sete para cada lado.
Mascote Ato, Kaz e Nik


COPA DE 2006: Sem graça
A Copa de 2006 superou o número de placares 0 a 0 da última edição, em 2002. Sete partidas terminaram sem bolas na rede, foram elas: Suécia x Trinidad e Tobago, França x Suíça, México x Angola, Japão x Croácia, Argentina x Holanda, Suíça x Ucrânia e Inglaterra x Portugal.
  • Surpresa na final
Zinedine Zidane ganhou a Bola de Ouro, prêmio dado pela imprensa credenciada ao melhor jogador da Copa e que tem como critérios não só a habilidade, mas também o pequeno número de faltas até então. Entretanto, o francês acertou uma cabeçada com força no peito do zagueiro italiano Marco Materazzi e deu adeus à decisão do título de forma lamentável e surpreendente. Sem o seu principal astro em campo, a França perdeu o título nos pênaltis.

Mascote Goleo VI e Pille.

  Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

A Copa do Mundo de 2010 da FIFA será realizada na África do Sul entre os dias 11 de Junho e 11 de Julho. Esta será a primeira vez que a Copa do Mundo acontecerá na África, deixando a Oceania como o único continente a ainda não realizar o maior evento de futebol do planeta.

Sistema de disputa.
As 32 seleções estão divididas em oito grupos de quatro equipes cada. As duas melhores equipes de cada grupo avançaram às oitavas-de-final. A partir desta fase os jogos são eliminatórios

Mascote Leopardo ZAKUMI



Uruguai (1930) / Itália (1934) / Itália (1938) / Uruguai (1950) / Alemanha (1954) / Brasil (1958) / Brasil (1962) / Inglaterra (1966) / Brasil (1970) / Alemanha (1974) / Argentina (1978) / Itália (1982) / Argentina (1986) / Alemanha (1990) / Brasil (1994) / França (1998) / Brasil (2002).